A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai ampliar o número de leitos para o atendimento e tratamento de dependentes químicos no Estado. A quantidade de novos leitos será definida pelo Ministério da Saúde, que publicou na quinta-feira (2) a portaria 3.088, de 23 de dezembro de 2011, que estabelece as regras para o repasse de verba extra destinada à criação de 3.508 leitos em enfermarias especializadas em todo o País.
De acordo com o Diário Oficial da União (DOE), o incentivo financeiro destinado aos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) depende do número de leitos especializados de cada hospital, variando de R$ 18 mil a R$ 99 mil. Estes recursos serão usados para adequar a estrutura física dos leitos com a compra de equipamentos e capacitação profissional.
Na Paraíba, há 71 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), sendo um em Barra de santana, que realiza o acolhimento aos dependentes químicos e a pessoas com transtorno mental.
Segundo Marileide Pereira Martins, diretora do Caps Álcool e Drogas (Caps-AD III), de João Pessoa, a portaria vai melhorar bastante o atendimento. “Serão abertos outros serviços, como a Casa de Apoio Transitório (CAT) e leitos específicos para dependentes químicos em hospitais gerais, o que vai facilitar o tratamento desses pacientes”, diz ela.
De acordo com Marileide, o atendimento no Caps é realizado 24 horas por dia. Ao chegar, o paciente é avaliado por uma equipe com psicólogos, enfermeiros, médicos clínicos, psiquiatras, entre outros, que avaliam se o paciente deve ou não ser internado.
Para mais informações sobre os serviços do Caps no Estado, a população pode ligar para a Coordenação de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde no número 3118-7360.
Em Barra de Santana o CAPS I (unidade que presta assistência a usuários de álcool e outras drogas, e pacientes com transtornos mentais) fica localizado na Rua Demóstenes Barbosa, s/n – Povoado do posto – Fone: 3346.1021
Nenhum comentário:
Postar um comentário