Anúncio

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

MEC divulga os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011 em Barra de Santana

Na semana passada, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, indicador que mede a qualidade do ensino no país. 
O responsável pela criação do indicador em 2005, Reynaldo Fernandes, ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), acredita que o principal objetivo do Ideb é a mobilização da sociedade. "É preciso que as escolas e os pais tenham uma ideia do retrato da qualidade do ensino. É preciso que a escola olhe esses número, compare com outras e reflita. E os pais perguntem por que aquela escola vai bem ou não", defende Fernandes.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo MEC para medir a qualidade no ciclo básico de ensino. Ele é feito a cada dois anos e já tem quatro edições (2005, 2007, 2009 e 2011). Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho na Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental.

Os índices em Barra de Santana mais uma vez apresentaram crescimento.


O Ibeb 2011 para a 4ª serie/ 5º ano ficou acima do que foi verificado em 2009 e também acima da meta projetada para o ano de 2011


O Ibeb 2011 para a 8ª serie/ 9º ano ficou abaixo do que foi verificado em 2009 mas mesmo assim ficou acima da meta estabelecida  para o ano de 2011, ou seja em todas as edições do Ideb os índices verificados ficaram acima do estabelecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...