Um Estudo conduzido no município de Barra de Santana destaca a importância da utilização de plantas medicinais no tratamento de várias enfermidades.
O Estudo tem como tema a Variação Sazonal na Produção de Metabolitos Secundários e na Atividade Antimicrobiana de Especies Vegetais do Semiárido Brasileiro, foi conduzido pelo pesquisador Thiago Pereira Chaves em sua dissertação de mestrado no curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da UEPB, também foi publicado em forma de artigo cientifico em jornal especializado.
A coleta de amostras ocorreu na zona rural, em Vereda Grande, onde o Autor destaca a pouca utilização das referidas especies objetos do estudo quanto ao potencial farmacológico.
O material vegetal, que consituiu em cascas de João-Mole (Guapira graciliflora) que tem propriedade cicatrizante e Embiratanha ( Pseudobombax marginatum), que tem propriedade anti-inflamatória foi obtido nos períodos seco(fevereiro de 2011) e chuvoso( agosto de 2011) a partir de plantas adultas devidamente selecionadas levando-se em consideração as características fitossanitarias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário