A solene celebração de criação da Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim será no dia 26 de setembro às 19h com a presidência do bispo diocesano Dom Manoel Delson. Com isso a diocese de Campina Grande ganhará mais uma Paróquia. A Área Pastoral de Barra de Santana será transformada na Paroquia de Sant´Ana e São Joaquim .
A Área Pastoral, que passará a Paróquia, é composta pelas cidades de Barra de Santana, Riacho de Santo Antônio e Alcantil. Ela foi desmembrada das Paróquias de Boqueirão e de Queimadas em 5 de maio de 2006 pelo então bispo diocesano Dom Jaime Vieira Rocha. O Administrador Paroquial será o Pe. Ednaldo Gomes dos Santos, que atualmente é o responsável pela Área.
O Pe. Antônio Nelson, Chanceler da Cúria Diocesana, explica que “Área Pastoral é uma quase paróquia. Ela é desmembrada de uma ou mais paróquias devido ao seu tamanho territorial e densidade populacional. Dessa forma, com a Área desmembrada, inicia-se um processo de criação de estrutura física e organização pastoral visando a criação da Paróquia. O bispo leva em consideração o apelo popular e consulta também o padre responsável, o conselho presbiteral e colégio de consultores”, explica.
Diocese de Campina Grande
A Diocese de Campina Grande foi criada a 14/05/1949, através de um documento Papal chamado Bula, com o título "Supremum Universi" do Papa Pio XII, desmembrada da Arquidiocese da Paraíba, pertencendo ao Regional Nordeste 2 da CNBB.
A Diocese de Campina Grande está entre as cinco Dioceses da Província Eclesiástica da Paraíba: A Arquidiocese da Paraíba com sede em João Pessoa - criada em 1892; a Diocese de Cajazeiras, criada em 1914; a Diocese de Patos, criada em 1959 e a Diocese de Guarabira criada em 1980.
Bispos
1º Dom Frei Anselmo Pietrulla2º Dom Otávio Barbosa Aguiar
3º Dom Manuel Pereira da Costa
4º Dom Luís Gonzaga Fernandes
5º Dom Matias Patrício de Macêdo
6º Dom Jaime Vieira Rocha
7º Dom Manoel Delson
com Ascom Diocesana
Nenhum comentário:
Postar um comentário