Foi realizado na última sexta-feira dia 14 na comunidade de Caboclos, o teste rápido de Leishmaniose Canina também conhecida como Calazar,
A Comunidade foi escolhida por já haver um caso de Leishmaniose Humana, segundo a Secretaria de Saúde do município em breve outras localidades poderão estar recebendo estes testes. O Calazar é uma doença infecciosa causada por um parasita e transmitida por mosquitos chamados de “Flebotomíneo”, que são insetos pequenos, de cor amarelada e pertencem à ordem Diptera, mesmo grupo das moscas, mosquitos, borrachudos e maruins.
Os sintomas da doença no ser humano são: Febre prolongada, emagrecimento, anemia, fraqueza, tosse seca, aumento do tamanho do fígado e do baço, queda de cabelo e crescimento dos cílios, além de hemorragias gengivais e intestinais.
Nos cães os sintomas são: emagrecimento, crescimento exagerado das unhas, fastio, feridas no focinho e nas orelhas e até paralisia das patas traseiras.
A população pode evitar a doença tomando os seguintes cuidados: fazer a limpeza da casa e ao seu redor, varrer folhas e frutos das árvores, manter terrenos baldios limpos, procurar examinar o cão suspeito, eliminar os cães infectados, usar mosquiteiro e procurar o serviço de saúde se houver um caso suspeito.
De acordo com a Coordenadora de Vigilância em Saúde do município, Ambrozina Barreto, a partir dos testes realizados, o soro com resultado positivo é enviado para o laboratório do Estado em João pessoa, o Lacen. Com a confirmação dos exames laboratoriais, um veterinário é enviado ao local para sacrificar o cão doente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário