Anúncio

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Campanha de vacinação antirrábica começa no próximo dia 16

Foto: Aderval Tavares

Terá início no próximo dia 16 de novembro, a campanha de vacinação antirrábica 2015, a campanha deverá ocorrer durante um mês, portanto até o dia 17 de dezembro em várias localidades do município, e já no próximo dia 27 de novembro será o dia D da vacinação, em frente a Secretária de Saúde.

Deverão ser vacinados, todos os cães e gatos a partir de três meses de vida, incluindo as fêmeas prenhas ou amamentando, pois não existe contra-indicação.


Segundo o Coordenador de Imunização, Aderval tavares. “A vacina imuniza com apenas uma dose, porém os animais que nunca tomaram a vacina antirrábica anteriormente, tomará um reforço com trinta dias, após a 1ª dose vacinal.”

O tema da campanha é “Quem ama cuida, por isso, vacine o seu animal de estimação e declare seu amor por ele”.

Segundo dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, Barra de Santana realizou no ano de 2014, uma das melhores campanhas contra a raiva animal em todo o Estado da Paraíba. No período, foram vacinados em todo o município, 2.265 cães e 900 gatos.

A raiva é uma zoonose, doença transmitida dos animais ao homem. É fatal em praticamente todos os casos. A transmissão se dá pelo contato da saliva de um animal contaminado com a pele ferida ou mucosa. Mordida, arranhões e até mesmo lambidas podem transmitir o vírus. As feridas devem ser imediatamente lavadas com água e sabão e o ferido deve procurar com urgência o serviço de saúde mais próximo. O animal deve ser observado por 10 dias.



Por Cleo Barreto 
Barra de Santana É Notícia (Reprodução autorizada mediante citação do blog Barra de Santana É Notícia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...