Anúncio

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Volume de Água no Açude de Boqueirão diminui a cada dia


O Açude Epitácio Pessoa que está localizado na cidade de Boqueirão foi construído pelo DNOCS entre os anos de 1951 e 1956 e atualmente vem sendo alvo de especulações sobre o aumento no volume de águas acumulado.


Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), neste dia 21 de dezembro o açude acumulava aproximadamente 52milhões de m3 de água, o que corresponde a 12,7% de sua capacidade.

Mesmo as chuvas que vem ocorrendo em algumas cidades do Cariri Paraibano como Taperoá não foram suficientes para a água chegar até o "Boqueirão", portanto o açude ainda não recebeu água neste mês de dezembro.

Em todos os dias deste mês o volume de água no açude tem diminuído de forma constante.

Dentre as finalidades do Açude estão: a geração de energia, irrigação, abastecimento urbano, desenvolvimento de atividades como piscicultura e turismo-lazer, dentre outras.

Dos 124 reservatórios d´água da Paraíba monitorados pela AESA, 56 estão em situação critica, ou seja reservatórios que estão com menos de 5% de sua capacidade; 37 Reservatórios incluindo o Açude de Boqueirão, estão em observação pois estão com volume menor que 20% de sua capacidade; e apenas 31 reservatórios estão com capacidade armazenada superior a 20%.


Por Cleo Barreto
Barra de Santana É Notícia (Reprodução autorizada mediante citação do blog Barra de Santana É Notícia)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...